HOME        COACHING        FAQ'S       CONTACTOS     


O processo

 

 

Coaching:
"O processo que leva as pessoas a alcançarem as suas metas, destinos e objectivos com maior sucesso!"

 

 

 

 

 

Coaching:
"Uma ponte entre aquilo que somos e aquilo que queremos chegar a ser"

O processo de coaching é bastante simples e reduz-se ao básico: a energia.

Podemos fazer coisas que nos consomem energia ou coisas que nos dão energia. O coaching ensina-o a eliminar os elementos que consomem a sua energia e a conseguir os que a proporcionam.

O processo de coaching começa por definir com a pessoa o que é que ela quer que aconteça na sua vida, quais as mudanças que procura. Reflexiona-se sobre o que tem no presente e onde está a diferença com o que deseja alcançar. Trabalhamos desde o presente e lançamos a pessoa em direcção ao futuro.

 

Podemos dividi-lo em 5 passos:

  1. O que é que –  todo o processo de coaching começa com esta pergunta. É necessário definir muito claramente qual o objectivo do processo. Necessitamos saber o que é que queremos com a maior clareza e precisão possiveis.
  2. Situação actual – também necessitamos saber qual é o ponto de partida desde o qual pretendemos alcançar determinados resultados,  para daí podermos  traçar um caminho.
  3. Recursos disponíveis – é necessário conhecer com que recursos e habilidades podemos contar  para alcançar o objectivo.
  4. Actuar – uma  vez  reunida toda a informação é necessário actuar de uma forma sustentada no tempo. A informação não serve de nada senão a usarmos, assim como, não serve de nada actuar só uma vez.
  5. Medir – Em todo o momento é fundamental comprovar se nos aproximamos ou distanciamos do objectivo proposto.

Finalmente, uma qualidade importante é a flexibilidade para reconsiderar objectivos, se necessário, e ver claramente o ponto de partida, ser consciente dos recursos disponíveis e não disponíveis para mudar o que fôr preciso em qualquer parte do processo, ao comprovar que nos estamos a afastar do objectivo desejado.
Durante todo o processo, o coach ajuda a pessoa a procurar  as suas próprias soluções, as que forem mais eficazes para essa pessoa em concreto.

O que faz um coach?

Colabora com os seus clientes para que definam os seus sonhos e reconheçam o que os está a impedir de avançar nos seus objectivos.

É focado na acção e procura garantir a felicidade humana através de realizações e conquistas.

É o facilitador que leva a pessoa a ampliar a sua concepção do mundo, fazendo com que o seu cliente caminhe em direcção aos seus objectivos.

É capaz de trazer maior felicidade, amor, realização, bem-estar e sucesso para as pessoas.

É uma pessoa treinada para ouvir, observar e adaptar as suas abordagens às necessidades específicas dos clientes.

Faz com que o seu cliente entenda mais sobre a sua personalidade e trabalhe sobre os seus pontos fracos.

O coach ajuda o cliente a descobrir as suas próprias soluções através de técnicas comportamentais, para que desenvolva novas habilidades e competências emocionais.